Em busca da meta




sexta-feira, fevereiro 10, 2006

O porquê do arroz e feijão

O antigo e saudável hábito de comer o prato típico do brasileiro, o arroz com feijão, está sendo defendido por vários nutricionistas como forma de se conseguir uma boa dieta, inclusive para perda de peso. A tradicional combinação no prato dos brasileiros, apesar de parecer simples, forma uma dupla muito nutritiva.

Arroz e Feijão e seus nutrientes

O arroz é rico em amido, sendo uma ótima fonte de energia. Além disso, arroz fornece ferro, vitaminas B e proteínas.

Já o feijão é um dos vegetais mais ricos em proteína, a qual tem a sua absorção pelo organismo facilitada pelo amido contido no arroz. O feijão também é rico em ferro e outros minerais.

Outro ponto a favor da combinação arroz e feijão é que eles contém aminoácidos diferentes. Os aminoácidos que o feijão possui, o arroz não tem e vice-versa. Quando consumidos juntos, arroz + feijão se completam harmonicamente e formam um "casal" com ótimo valor protéico. Ambos fornecem os aminoácidos que auxiliam nosso corpo a formar suas próprias proteínas (músculos, pele, cabelos, unhas, ossos, cicatrização). A proporção ideal entre arroz e feijão é de 2 porções de arroz para 1 porção de feijão.

Além dos benefícios do "casal perfeito", o arroz é fonte de vitaminas do complexo B e o feijão é fonte de fibras solúveis que modulam os níveis da glicose sanguínea, regularizam o hábito intestinal e colaboram na eliminação de gorduras pelas fezes.

O feijão contém ainda Ferro "não heme", forma encontrada nas fontes vegetais e de menor absorção pelo nosso organismo. Entretanto, quando na mesma refeição são consumidos alimentos fontes de Vitamina C (laranja, kiwi, acerola, tomate, abacaxi, maracujá), o Ferro "não heme" tem sua absorção aumentada.

Vale lembrar que o corpo humano consegue absorver apenas cerca de 10% do ferro nos vegetais. Para que a absorção de ferro em vegetais seja aumentada é necessário o acompanhamento de alimento rico em vitamina C, como por exemplo suco de laranja, o que poderia elevar a absorção para até 40%.

Energia
1 colher de sopa de arroz contém 41 calorias em média.
1 colher de sopa de feijão contém 80 calorias em média.

2 Comments:

  • Adorei vc falar do que eu mais gosto de comer !!!

    By Anonymous Anônimo, at 11/2/06 02:07  

  • Tô impressionada com sua força de vontade!!! Nossa amiga Hanny me recomendou seu blog e eu adorei!!!
    Eu estou na luta p/ perder gordura localizada (membros superiores e abdomen) e acho tão difícil comer assim certinho!!! P/ malhar sou disciplinada mas p/ comer às vezes eu escorrego...
    Meus parabéns!

    By Blogger Ana Julia, at 11/2/06 21:16  

Postar um comentário

<< Home