Em busca da meta




segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Passar fome não faz perder peso

Por Jocelem Salgado

Buscando uma fórmula


Apesar dos dias ensolarados, muita gente só vai se preocupar com o corpo quando o verão se aproximar. Na última hora, irão se submeter a regimes de fome, tentando perder em algumas semanas os quilos de um ano inteiro. São práticas que não fazem bem nem para o corpo, nem para o espírito.

Como especialista em nutrição, quero alertar para os perigos dessas soluções que só trazem frustrações e perigos. Os regimes de fome e os regimes da moda não fazem perder peso. O que faz perder peso é uma reeducação alimentar apoiada por complementos alimentares devidamente pesquisados. As necessidades e as características de cada um precisam ser respeitadas. Do contrário, não haverá emagrecimento, só haverá frustração.

Temos de começar agora a cuidar das formas que queremos ter e queremos exibir no verão. Ou melhor, não deveríamos deixar de cuidar desse corpo em nenhum momento do ano. E não apenas em nome das suas formas e do seu bronzeado, mas especialmente pela saúde que o corpo revela.

Anjos emagrecedores

Temos que fugir das dietas de última hora, que prometem tudo e não resolvem nada. Uma das formas de escapar dessa tirania é começar a cuidar de nós muito antes do verão, de preferência cuidar o ano inteiro.

Temos que fugir da tentação desses diabos que procuram nos enganar, vestidos de anjos emagrecedores. É muito provável que muitos de nós não cumprimos as promessas de reduzir as massas e as carnes gordas, de cortar os sorvetes, diminuir as garrafas de cerveja. Mas nem por isso vamos ter agora que pagar com um regime de crueldade, onde seremos tratados a folhas de alface e queijo branco desnatado, associados a comprimidos que nos tiram o apetite e nos deixam com os nervos à flor da pele.

Perigos

É preciso começar separando os objetivos e as condições. Tem um universo de pessoas que quer apenas perder uns quilos para entrar no mesmo biquini (ou no mesmo calção) que vestiu no ano passado. E tem outro universo de pessoas cujo sobrepeso ou obesidade não apenas incomoda na hora de vestir uma roupa, mas também, e sobretudo, já está trazendo ou pode trazer problemas de saúde.

O peso elevado aumenta a pressão arterial, mantém as gorduras do sangue aumentadas, eleva o risco do diabetes. Somados, esses fatores multiplicam o perigo das doenças cardiovasculares. Além de incomodar os movimentos, deixar os passos mais lentos e roubar muito da elegância que cada um de nós cultiva.

Obesidade

Diagnosticado o problema, a solução é enfrentá-lo. Se você se sente gordo, ou se classifica acima do peso, a primeira atitude é reconhecer o fato. A segunda é pensar na melhor solução para você. Há uma infinidade de receitas e dezenas de sites na internet tentando ensinar você a perder peso. A questão é que nenhum deles, ou a grande maioria deles, respeita as suas necessidades e dificuldades, nem considera os seus limites.

Há os grandes obesos, chamados impropriamente de obesos mórbidos, que necessitam de uma cirurgia ou de um artifício que reduza o tamanho do estômago, de forma que sua vontade de comer seja limitada pelo tamanho da cavidade desse estômago. Encheu esse espaço, passou a vontade.

Felizmente, a grande maioria dos que se debatem com o excesso de peso está abaixo dessa faixa, e necessita apenas reaprender a comer. Mas é justamente nessa faixa de pessoas, onde estão muitos dos nossos amigos e, muitas vezes, nós mesmos, que a propaganda enganosa mais atua.

8 Comments:

  • Esse post foi sob medida prá mim...

    By Blogger Cla Bones, at 13/2/06 16:43  

  • Menina... concordo absolutamente com essa nutricionista!
    Quanto ao post passado, tô impressionada... como vc consegue sobreviver (e ainda por cima fazer ativ. física) comendo tão pouquinho?!
    Mas não nego que muitas vezes penso em fazer assim, pq vejo que os resultados estão à passo de formiga... no momento estou esperando pelo dia da minha avaliação nutricional.
    bjos!

    By Anonymous Anônimo, at 13/2/06 18:54  

  • Bom dia nova amiguinha

    Legal seu cantinho e vc emagreceu bem hein, parabéns! e força na peruca que vai vencer muitãooo!

    ta muito lindaaaaaaaaaa

    beijaoo Paty

    By Anonymous Anônimo, at 16/2/06 08:18  

  • OLÁ MINHA LINDINHA SEU BLOG TEM COISAS BEM CONSTRUTIVAS E INTERESSANTES D SE LER .E O PRINCIPAL EXISTE É EM VC Q É A DETERMINAÇÃO ,MULHER VC ESTÁ MANDANDO SUPER BEM E JÁ ELIMINOU 20 KILÕES (QUE DELÍCIA!!!!!!) SINAL Q ESTÁ COLHENDO FRUTOS D Q VEM PLANTANDO ,NA VIDA DA GENTE É ASSIM MESMO BASTA NÓS QUERER-MOS O MELHOR P/ NÓS E LUTAR-MOS POR ISSO. E SÓ DEPENDE DE NÓS MESMAS.
    SE MANTENHA FIRME E PROSSIGA SEM OLHAR P/ TRÁS . BEIJINHOS E BEIJOCAS E LEMBRE-SE FORÇAS SEMPRE.LILI
    JÁ LHE ADICIONEI EM MEUS LINKS ,SEMPRE Q DER DOU UMA PASSADINHA POR AQ. BJ

    By Anonymous Anônimo, at 16/2/06 09:41  

  • Olá!

    Me apresentando: sou a marilinha, gaúcha, 18 anos, e estou na mesma luta que você..

    Parabéns por ter chegado onde chegou! Você tem muita força de vontade, hein?!

    Já estou entrando na sua torcida! Continue assim!

    Posso te "linkar" no meu blog?

    Beijinhos! Uma ótima semana!

    By Blogger Unknown, at 16/2/06 11:30  

  • Bem legal a reportagem, falou o q todo mundo jah ta cansado de ouvir neh? mais ainda tem uns gato pingado ai q teimam e procurar meios mais rapidos...agora q estou numa faculdade de nutrição tenho visto/ouvido tanta coisa...eh osso!
    mais eh isso ai
    bom final de semana p/ vc querida

    By Anonymous Anônimo, at 17/2/06 10:36  

  • Eu conheci a Su creio qeu há 2 anos...
    EU posso dizer a diferença desses 20 quilos!
    Mas sei qeu a determinação dela avi, até o fim do ano, levá-la ao objetivo dela.
    E eu tb, hehehe

    Bejos!

    By Anonymous Anônimo, at 18/2/06 10:33  

  • OI QUERIDA, quem nao quer ter resultados rapidos, nao é verdade? mas sem luta, nao ha batalha por vencer!!beijos a voce!

    By Anonymous Anônimo, at 21/2/06 20:44  

Postar um comentário

<< Home