Em busca da meta




quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Emagrecer: Dicas de exercícios

Para emagrecer...

O recomendável para quem pretende queimar gordura é caminhar ou correr na esteira, pedalar a bicicleta ergométrica ou fazer alguma ginástica aeróbica em grupo. São necessárias no mínimo três e no máximo seis sessões semanais, de uma hora cada. Os batimentos cardíacos devem ser mantidos entre 60% e 85% da freqüência máxima recomendada para o atleta.

Dica Número 1: Intensidade

Isso se refere ao seu nível de esforço durante o exercício. Mesmo que algumas pessoas ainda achem que se um exercício não seja doloroso ele não está fazendo nenhum bem, a teoria “sem dor, não há ganho” (no pain, no gain) não se aplica ao processo de queima de gordura.

Se você se exercitar em um nível de intensidade muito alto, seu corpo irá usar açúcar como fonte primária de energia. Para queimar gordura, você deve se exercitar a um nível moderado e confortável. Para se beneficiar ao máximo do exercício, focalize em duração e não em dificuldade.

A maneira mais comum de identificar se você está no nível de intensidade correto é checar seus batimentos cardíacos (pulsação) durante o exercício, já que o ritmo dos seus batimentos cardíaco é diretamente relacionado ao nível de intensidade com que você está se exercitando.

Você pode checar sua pulsação palpando a parte de dentro de seu pulso ou palpando seu pescoço. Simplesmente conte sua pulsação por 6 segundos e adicione um 0 a este número para achar seus batimentos por minuto – assim você não precisa parar de se exercitar durante um minuto inteiro.

Tente checar sua pulsação várias vezes durante o exercício para assegurar que você está na intensidade correta (diminua a velocidade ou até pare se precisar). Para identificar seu “batimento cardíaco alvo”, subtraia sua idade de 220 para determinar seu batimento cardíaco máximo. Depois pegue 65% deste número para determinar seu batimento cardíaco alvo mais baixo, e 80% para determinar seu batimento cardíaco alvo mais alto. Por exemplo, se você tem 30 anos de idade:

Cálculo da freqüência cardíaca ideal para emagrecer

220 – 30 = 190 (batimento cardíaco máximo)

190 x 0,65 = 124 (batimento cardíaco alvo mais baixo)

190 x 0,80 = 152 (batimento cardíaco alvo mais alto)

A maneira mais fácil e confiável de saber como estão seus batimentos cardíacos durante o exercício aeróbico é comprando um aparelho que monitore seus batimentos cardíacos.

O aparelho que monitora os batimentos cardíacos é eletrônico e tem um formato parecido com o de uma fita. Ele é usado em volta do peito, e através de um relógio especial (que vem junto com o aparelho) você vai monitorando seus batimentos.

Dica Número 2: Duração ideal do exercício

Isto se refere a quanto tempo você faz o exercício. Vinte minutos é geralmente considerado o mínimo para se obter os benefícios da queima de gordura e aumentar o crescimento das enzimas de queima de gordura em seus músculos.

Se você está começando, comece com 20 minutos e tente aumentar gradualmente. Não se preocupe com a distância percorrida durante o exercício; o tempo que você se exercita é o que importa, e não a distância.

Ao contrário do que muitos acreditam, fazer exercícios durante 1 hora ao invés de 30 minutos não irá te trazer o dobro de benefícios. Sessões longas fazem com que o corpo questione a severidade da seção de treinamento e, infelizmente, aumenta as chances da “quebra dos músculos”, um horror para quem está querendo perder gordura.

Trinta minutos é o suficiente para aumentar o metabolismo do corpo e começar o processo de usar mais gordura como fonte de energia.

Dica Número 3: Freqüência dos exercícios

Isto se refere ao período de intervalo entre suas seções de exercício. Tente se exercitar no mínimo 3 vezes por semana com não mais que 2 dias de descanso entre as seções de exercício (assim você não perde condicionamento).

A freqüência ideal é se exercitar de 5 a 6 vezes por semana. Tire um dia da semana para descansar. Desta forma você descansa corpo e mente durante um dia, mantém a motivação em alta e diminui o risco de contusões.

Não tenha “medo” de descansar um ou alguns dias achando que com isso você irá estar “quebrando o ciclo do programa” ou engordando. Mesmo os atletas mais preparados precisam de um dia de descanso de vez em quando.

Dica Número 4: Horário certo para se exercitar

Essa dúvida é muito comum em academias. Mas antes de respondê-la, é melhor definir qual é seu objetivo e em seguida entendermos alguns conceitos acerca da fisiologia.

É muito importante diferenciar exercícios aeróbicos de exercícios anaeróbicos. Exercícios aeróbicos são aqueles onde você mantém seus batimentos cardíacos elevados (70-80% do máx.) e constantes. Dentre eles estão correr, pedalar e nadar.

Exercícios que envolvem movimentos rápidos e intensos seguidos de descanso (mesmo que sejam extenuantes) são considerados exercícios anaeróbicos. Quando você vai a uma academia fazer musculação, você está indo fazer um exercício anaeróbico. Ao fazer abdominais ou flexões, você também está trabalhando seus músculos desta forma.

Quando você acorda, a quantidade de carboidratos no seu corpo é bastante baixa já que sua última refeição foi na noite do dia anterior. Como esta reserva de carboidrato é muito baixa ao acordar, esta é a melhor hora para praticar uma atividade aeróbica caso seu objetivo seja emagrecer. Nesse horário, nosso organismo usa uma porcentagem maior de gordura como energia.

Se você fizer uma atividade aeróbica logo após fazer uma refeição rica em carboidratos, seu corpo irá usar estes recém ingeridos carboidratos como fonte de energia, e não a gordura que você quer tanto queimar.

Já com os exercícios anaeróbicos (hipertrofia) você não deve fazê-los sem se alimentar. O objetivo destes é aumentar sua massa muscular para aumentar seu metabolismo. Você precisa de energia para fazê-los e por isso deve se alimentar antes.

Se você faz um exercício anaeróbico sem se alimentar, você prejudica sua performance e pode obter um resultado contrário ao que deseja. Ao invés de aumentar sua massa muscular, você poderá perder massa já que o organismo usará proteínas do próprio músculo para gerar energia.

Se você quer se exercitar 2 vezes ao dia (uma seção de aeróbico e uma seção de anaeróbico em horas diferentes), o melhor a fazer é se alimentar, depois fazer um exercício anaeróbico e só depois fazer um exercício aeróbico.

É importante ressaltar que se você tem o hábito de fazer um exercício aeróbico pela manhã e logo depois fazer um exercício anaeróbico, você não deve deixar de fazer o café da manhã. Fazer o exercício aeróbico depois do exercício anaeróbico é melhor já que você usa os carboidratos que ingeriu no café da manhã durante a seção do exercício anaeróbico e, quando começar a seção aeróbica, o seu corpo já não terá muitos carboidratos e irá queimar mais gordura.

15 Comments:

  • Eii moça.. encontrei seu blog por acaso e achei suuuuuper interessante! Eu também estou fazendo dieta e gostaria de perder uns 10 kg! É bastante coisa, mas devagar a gente consegue! Vou estar te fazendo visitas periódicas aqui, ok? Os assuntos estão muuuuuito legais..
    Beeeeijos e até a próxima!

    By Anonymous Lalá, at 3/4/06 18:55  

  • Emagreça (Chico Xavier)
    4ª feira: pela manhã, coloque meio copo de água e dentro dele o número de grãos de arroz correspondente aos quilos que você deseja perder, não coloque grãos a mais do que deseja, pois os quilos perdidos não serão recuperados. À noite beba a água deixando os grãos de arroz e completando com meio copo de água. 5ª feira: pela manhã em jejum, beba a água deixando os grãos de arroz e completando com meio copo de água. 6ª feira: pela manhã, em jejum,beba a água (e desta vez com os grãos de arroz junto).
    OBS1.: Conserve o mesmo copo durante o processo.
    OBS2.: Não faça regime pois a simpatia é infalível.
    OBS3.: Tirar o número de cópias correspondentes aos quilos que você deseja perder.
    OBS4.: Comece na 4ª feira após distribuir as cópias.
    OBS5.: Publique na mesma semana. (E.L.G.)

    By Anonymous Anônimo, at 7/10/06 13:23  

  • Suzana o q acha das cirurgias plasticas e lipoaspirações para perda de gordura imediata?

    By Anonymous Anônimo, at 10/11/07 23:08  

  • Suzana qual sua dica para aqueles momentos que estamos com muita fome mas ainda ñ estah na hora de se alimentar?

    By Anonymous Anônimo, at 10/11/07 23:10  

  • Muito obrigada pelas dicas já sabia de tudo isso mas santo de casa não faz milagre.é sempre bom escutar de fora o que fazer.
    um abraço
    Andreia Ambrosio

    By Blogger Andreia, at 13/11/07 22:23  

  • adorei

    By Blogger alexsandra, at 3/2/09 08:53  

  • Adoreei

    By Anonymous Anônimo, at 28/3/09 17:30  

  • Muito boa as suas dicas. Comecei uma reeducação alimentar há 2 semanas e meio e em duas semanas já perdi 4 Kg. Estava com 139 Kg e já estou com 135 Kg. Minha primeira meta é chegar aos 100 Kg. Esta semana comecei um programa na esteira, e estou controlando meus batimentos. Através dele percebi como estou fora de forma e precisando de condicionamento físico. Está sendo ótimo acompanhar as minhas pulsações.
    Quando der, dá uma passadinha lá no meu blog também e deixa um comentário, será muito bem vindo: http://projetoluzdomundo.blogspot.com/
    Abraços.
    Wislley

    By Blogger Wislley, at 9/7/09 09:25  

  • bom comeco

    By Anonymous Anônimo, at 21/11/09 02:42  

  • Como se fosse fácil colocar e postar comentários...
    Vá estudar para entender as milhões de variedades que acontecem no processo... Sou Educador Físico e te digo... Ser humano não é receita de bolo, por isto não funciona sempre da mesma forma. Suas dicas podem ser perigosas...

    By Anonymous Anônimo, at 15/12/09 09:53  

  • Olá sou Fabricia gostei muito das dicas, eu preciso perder 10 quilos como faço, pois tenho hipotiroidismos e com isso é mais dificil perder peso.O que vc me indica?Desde já obrigada e meu email é fabrpaulinha@hotmail.com

    By Blogger Nega, at 5/7/10 20:17  

  • É realmente impressionante como sempre tem que ter um pra detonar com as coisas dos outros. Falo do nosso amigo "educador físico anônimo", que pra mim não fez nada além de tumultuar o blog. Talvez fosse mais interessande esclarecer quais são as variantes que não estão na "receita" para que cada um possa verificar qual poderá ser mais útil pra si. Vi muita lógica no post criticado e quase nenhuma na crítica. Acho que o "anônimo tá é com ciúmes... kkk

    By Anonymous Leandro, at 21/2/11 10:31  

  • Valeu pelas dicas, faz um tempao q estou treinando e nao to conseguindo perder os 3kg ultimos!!! Acho q agora vai!!! Bjs

    By Anonymous Manu, at 15/3/11 11:42  

  • Perfeito seu texto , parabéns!

    By Anonymous Anônimo, at 28/7/12 10:47  

  • Suzana bom dia,
    Dps de viajar pela net, em busca de informações sobre exercícios para queimar gordura, encontrei seu blog, e resolvi colocar em prática suas sugestões; veja estou fazendo a dieta do carboidrato e parei de eliminar gordura (msm fazendo a dieta corretamente). "Alguma" coisa me dizia que essa "parada" na eliminação de peso, era pelo aumento na carga de exercícios. Coloquei em prática sua sugestão; bahhhhh!!! deu mto certo, eliminei 800gr em um unico dia (com a dieta é claro). Parabens pelo blog. Gostaria que me esclaresse um questão apenas. Posso fazer a caminhada de 30´ duas vezes ao dia??? Tipo de manha e a noite?? Penso que dessa forma estaria acelerando o processo. Grata Thais. ;)

    By Anonymous Anônimo, at 14/9/12 11:54  

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